22 de out. de 2010

CAMPANHA MISSIONÁRIA.

A Campanha Missionária é celebrada no mês de outubro, conhecido como mês missionário. No Dia Mundial das Missões, celebrado no penúltimo domingo, é feita a Coleta Missionária, em todas as paróquias, comunidades e capelanias espalhadas pelo mundo. Neste dia, todo católico é motivado a dar sua oferta material para as Missões, já que a responsabilidade por elas é de todos os batizados, conforme afirma Paulo: "anunciar o Evangelho não é para mim título de glória, é obrigação que me foi imposta. Ai de mim, se eu não evangelizar" (1Cor 9, 16). A esta oferta está associada a formação e vivência missionárias, por meio de orações e sacrifícios oferecidos pelas Missões, como também com a entrega pessoal como missionário, por determinado período ou Ad Vitam (por toda a vida).
As necessidades da Igreja Católica em todo o mundo não param de crescer: constituição de novas dioceses; abertura de novos seminários, devido ao crescimento do número de jovens que acolhem o chamado de Cristo a segui-Lo como sacerdotes; regiões destruídas por guerras ou fenômenos naturais e que devem ser reconstruídas; lugares por longo tempo fechados à evangelização, e que agora se abrem para ouvir a mensagem de Cristo e de Sua Igreja... É por isto que a cooperação dos católicos de todo o mundo é tão urgente e necessária.
Cerca de 1.100 dioceses de territórios de Missão - todo o continente africano e asiático, bem como a Oceania, parte da América Latina e alguns países da Europa Oriental - recebem regularmente ajuda financeira anual proveniente das doações dos fiéis. Estas dioceses apresentam à Congregação para a Evangelização dos Povos - Santa Sé - pedidos de ajuda, entre outras necessidades, para catequese, evangelização, seminários, trabalhos das comunidades religiosas, meios de comunicação e transporte, construção de capelas, igrejas, creches, orfanatos, escolas, asilos, ambulatórios médicos etc. Estas necessidades são providas com as doações arrecadadas todo ano.
Elmo Heck - Arquidiocese de Curitiba
Fonte: Revista Missões
Colabore você também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJAM MUITO BEM VINDOS!!!