16 de out. de 2010

16 DE OUTUBRO DE 1978 - HÁ 32 ANOS TEVE INÍCIO O PONTIFICADO DE JOÃO PAULO ll.

16 DE OUTUBRO DE 1988 - 10º ANIVERSÁRIO DO PONTIFICADO DE JOÃO PAULO II

O Papa João Paulo II, nascido Karol Józef Wojtyła, em Wadowice, na Polónia, em 18 de Maio de 1920, foi o Sumo Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana de 16 de Outubro de 1978 até a data da sua morte, em 2 de abril de 2005. Sucedeu ao Papa João Paulo I, tornando-se o primeiro papa não italiano em 455 anos (desde o holandês Adriano VI, no século XVI) e o primeiro papa de origem polaca. Teve o terceiro papado mais longo da história do catolicismo, com 26 anos de pontificado. Foi o primeiro papa do terceiro milénio.
Após a morte do Papa Paulo VI, que aconteceu no dia 6 de Agosto de 1978, esteve presente no conclave de 26 de Agosto de 1978, que escolheria Albino Luciani para um dos pontificados mais curtos da história. Trinta e três dias depois de votar no conclave, no dia 28 de Setembro de 1978, o então cardeal de Cracóvia Karol Wojtyła ficou sabendo da triste morte de João Paulo I pelo aviso de seu motorista particular. De volta a Roma, ele foi escolhido Papa em 16 de Outubro de 1978.
Adotou o nome de João Paulo II em homenagem ao seu antecessor e rapidamente se colocou do lado da paz e da concórdia internacionais, com intervenções frequentes em defesa dos direitos humanos e das nações.
Foi o Papa mais novo desde Pio IX,  pois foi eleito com 58 anos de idade. No entanto, tornou-se o Papa cuja ação foi mais decisiva no século XX. As suas viagens ultrapassaram em número e extensão as de todos os antecessores juntos, reunindo sempre multidões. Para muitos, tinha o carisma do Papa João XXIII. Participou de eventos ecumênicos (foi o primeiro a pregar em uma igreja luterana e em uma mesquita e o primeiro a visitar o Muro das Lamentações, em Jerusalém), procedeu a numerosas beatificações e canonizações e escreveu 14 encíclicas.
O NOSSO QUERIDO PAPA JOÃO PAULO II EM CARRO ABERTO, NA PRAÇA DE SÃO PEDRO, EM ROMA, DIAS ANTES DE COMPLETAR O 10º ANIVERSÁRIO DE SEU PONTIFICADO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJAM MUITO BEM VINDOS!!!